sábado, 7 de novembro de 2015

A formação continuada no Ensino Médio: desafios para as práticas escolares



O projeto A formação continuada no Ensino Médio: desafio para as práticas escolares, amparado, no âmbito da FURG, em uma reivindicação dos professores orientadores de estudos no último encontro de formação pelo PNEM, realizado em Caxias do Sul, em março deste ano, e no compromisso desta universidade com a formação de professores. Após ajustes entre a proposta construída no grupo de Coordenadores Gerais do PNEM/RS e proposta da SEDUC para continuidade da formação continuada para os professores do Ensino Médio, ficou decidido que a formação acontecerá na forma de um curso de extensão de 40h com os seguintes objetivos: aprofundar as discussões sobre os temas debatidos no PNEM, com foco na disciplina Seminário Integrado e na avaliação emancipatória; propiciar a interlocução entre professores da IES, do ensino médio e estudantes dos cursos de licenciatura e desenvolver subsídios para a construção de projetos de ensino e aprendizagem. O presente projeto terá, então, a duração de quarenta horas, divididas em encontros presenciais de três horas semanais nas escolas, entre professores-cursistas e Orientadores de estudo. Estão previstos dois encontros entre os Formadores da IES e o grupo de Orientadores de Estudos e Formadores Regionais, abrangendo, no âmbito da FURG, as três coordenadorias de educação: 4ª CRE, 11ª CRE e 18ª CRE. Este projeto atenderá um grupo de aproximadamente 138 professores do Ensino Médio, constituído de 134 Orientadores de Estudo e 4 Formadores Regionais.Além da participação dos professores-cursistas, também faz parte da metodologia, a discussão e aprofundamento dos temas entre os componentes da equipe de professores responsáveis pela gestão do projeto, coordenador e coordenador-adjunto, bem como os professores Formadores da IES, professores pesquisadores e estudantes de licenciatura. Essa organização deverá acontecer na forma de reuniões quinzenais, na sala 28, no ILA, destinada ao PNEM/FURG. A avaliação será realizada por meio de acompanhamento das discussões e pela elaboração de projetos viáveis de ensino que deverão ser disponibilizados para os participantes no final do curso. Também estão previstas publicações e participação em Congressos, Seminários e produção de trabalhos dos estudantes dos cursos de licenciatura na MPU.

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